Confuso com as rodas da cadeira? Ficam aqui algumas dicas
Uma coisa importante que deve considerar quando configura a sua cadeira de rodas, quer seja manual ou elétrica, é que tipo de rodas vão ao encontro das suas necessidades. O tipo que escolher depende do uso primário que lhes irá dar, seja uso interior ou exterior, para além do tipo de terreno e atividade envolvida. As rodas e pneus da cadeira de rodas têm um impacto significativo na vida do utilizador. A suavidade do percurso, a velocidade, a manobrabilidade e o controlo estão relacionados com as rodas traseiras, pneus e rodas dianteiras da cadeira de rodas. Escolher estes componentes não é uma tarefa simples. É uma decisão sensata consultar um especialista como um terapeuta ou um profissional de saúde para o ajudar a selecionar a combinação que se ajustará ao seu estilo de vida, performance, manutenção e acessibilidade.
Componentes e considerações sobre as rodas
Uma roda completa é constituida por jante, pneu, aro motor (nas cadeiras manuais), raios e um eixo. O eixo é o centro da roda, servindo de ponto de fixação dos raios interligados com a jante, local onde o pneu é aplicado. Os aros motores são utilizados para propulsionar a cadeira.
As rodas com jantes raiadas semelhantes às rodas de uma bicicleta são feitas de metal. Elas têm normalmente mais de trinta raios. As rodas de compósito são feitas de materiais sintéticos e têm geralmente menos de dez raios.
Um fator importante a ter em consideração quando selecionar o tipo de rodas mais apropriado para si é o peso e o ambiente em que as vai usar. As rodas com jantes raiadas são normalmente mais leves do que as rodas de compósito, mas requerem mais manutenção e são menos apropriadas para ambientes húmidos. As rodas de compósito praticamente não precisam de manutenção mas podem ser afetadas pelas altas temperaturas.
Tamanho das rodas
As rodas da cadeira têm vários tamanhos. O tamanho da roda traseira standard de uma cadeira manual para adulto é de 24’’ (61cm aprox.) e o tamanho da roda standard de uma cadeira elétrica é de 18’’ (45.7cm aprox.). As rodas dianteiras de uma cadeira de rodas manual começam nas 3’’ (7.6cm aprox.). O tamanho da roda afeta o conforto e o esforço necessário para mover a cadeira de rodas. Por isso deverá selecionar a roda que lhe vai permitir sentar confortavelmente na cadeira, e ao mesmo tempo proporcionar o mínimo de esforço para a deslocar.
Afinação e alinhamento
O alinhamento das rodas é muito importante. Ele afeta a forma como a cadeira anda, a estabilidade, o desgaste das rodas e o esforço necessário para deslocar a cadeira. Deverá considerar os três seguintes aspetos:
– O camber é a inclinação da roda no plano vertical. É usado para facilitar a propulsão da cadeira de rodas. Aplica-se mais a pessoas que se auto-propulsionam e proporciona melhor estabilidade lateral.
– Evitar desalinhamentos em “toe-in” e “toe-out”, pois eles vão aumentar a resistência ao rolamento e o desgaste dos pneus.
– O alinhamento da roda é necessário quando a roda oscila e gira sobre o eixo. As rodas de compósito não são afinadas de fábrica e poderão ficar desalinhadas se expostas a condições extremas. As rodas com jantes raiadas são mais vulneráveis de ficar com os raios torcidos. Estes problemas têm de ser reparados por um técnico qualificado.
E os pneus?
Os pneus da cadeira de rodas podem ser pneumáticos (enchidos com ar) , maciços ou anti-furo. Dependendo do piso onde os vai utilizar, podem ser instáveis ou suaves. Deve também saber que os pneus afetam a facilidade com que a cadeira passa por terrenos específicos. Quanto mais duro for o pneu, mais fácil é de empurrar a cadeira, quanto mais macio for o pneu, mais difícil é de a empurrar. Aqui estão as suas opções:
– Os pneus pneumáticos vão ficar sem ar se forem furados, mas se tiverem a quantidade de ar correta dão uma condução suave
– Os pneus maciços quase não precisam de manutenção e são de difícil desgaste durante o tempo de vida da cadeira de rodas, mas dão uma condução com mais vibração
– Os pneus anti-furo são pneumáticos enchidos com um material semi-maciço. Eles não estão sujeitos a furar e dão uma condução mais suave do que um pneu maciço.
Eu sou um utilizador de cadeira de rodas elétrica, e optei pela estética. Escolhi as rodas maciças pretas para a minha cadeira. Ela fica super cool assim! Mas as desvantagens são viagens com mais vibração e mais ruído quando circulo em pisos irregulares.
Conclusão
Existem prós e contras em cada tipo de roda. Um utilizador pouco ativo não se daria conta destas diferenças, mas um utilizador bastante ativo sim. Deve considerar ter mais do que um tipo de rodas dependendo do uso. Esta página (http://www.health.qld.gov.au/qscis/documents/manual-wheelchairs.pdf) pode ser uma ajuda.
O céu é o limite, e o custo, claro!