Pneus para cadeiras de rodas– opções e manutenção
Como é expectável, os pneus para cadeiras de rodas são essenciais para a performance da cadeira, mas pode ser difícil escolher qual é o que melhor se adequa ao utilizador e à cadeira de rodas.
Existem 5 áreas a considerar quando analisar as opções pneus para cadeiras de rodas:
- Medidas
- Tipo
- Manutenção
- Tarefas
- Ambiente
Medidas
O tamanho do pneu da cadeira é fixo, se for o tamanho errado não é possível encaixá-lo na jante. A indicação do tamanho pode ser encontrada na lateral do próprio pneu, por isso se estiver à procura de um pneu para substituir deverá ser fácil de encontrar a respetiva medida. Lembre-se de que a roda é medida em polegadas e inclui o diâmetro de toda a unidade (roda e pneu), não apenas da roda.
A profundidade/largura do piso é adicionada às medidas em segundo plano, por exemplo 25’’x1.5’’ o que significa um piso de 1.5’’ profundidade/largura.
Tipos de pneus para cadeiras de rodas
Pneumáticos
Pneus pneumáticos são geralmente encontrados em rodas mais largas nas cadeiras de rodas auto-propulsáveis ou cadeiras de rodas elétricas. Eles são mais leves o que ajuda quando é transferido para o carro e ajudam o utilizador de cadeira de rodas a maximizar a eficiência do movimento.
Como são pneus dotados de uma camara de ar interna dão um efeito amortecedor quando comparados com os pneus maciços, ajudando no desempenho e conforto no exterior.
Este tipo de pneus para cadeiras de rodas tendem a dar uma melhor aderência, o que é bom para a estabilidade e tornam a viagem mais confortável.
O aspeto negativo dos pneus pneumáticos é a necessidade de manutenção regular. Como são pneus que têm de ser enchidos, são mais suscetíveis de furar ou perder pressão. Isto significa que a pressão dos pneus deve ser confirmada regularmente e a pressão deve ser igual nos dois pneus, para assegurar uma experiência suave e segura.
Maciços
Os pneus maciços são geralmente feitos de borracha, mas podem também ser feitos de diferentes derivados de plástico. Como não têm ar no tubo interno, tornam-se menos flexíveis ou capazes de ser adaptar a diferentes pisos. Isto torna a experiência de condução menos suave ou confortável.
No entanto, o lado positivo de um pneu para cadeiras de rodas maciço é que não pode ser furado ou esvaziado, e por isso requer significativamente menos manutenção e dura muito mais tornando-se o tipo de pneu mais rentável.
Pneumáticos com camada anti-furo
Feitos exatamente com o mesmo propósito que os pneus para cadeiras de rodas pneumáticos standard, mas com um tubo interno feito de um material como o Kevlar que é resistente ao furo. Pode ser um pouco mais pesado do que o pneu pneumático standard mas tem menor necessidade de manutenção.
A principal diferença é o custo. Devido ao seu design e fabrico complexos, o pneu anti-furo é significativamente mais caro do que as outras alternativas.
Manutenção
Considere os pontos abaixo:
Rodas com pneus pneumáticos devem ser revistos todas as semanas.
Como é que a pressão do pneu afeta a performance de condução da sua cadeira de rodas:
A pressão de ar correta num pneu ajuda a distribuir o peso da cadeira de rodas e do utilizador de forma uniforme, para que o pneu (e a cadeira de rodas) estejam o mais ágil e estável possível. Quando um pneu está em baixo ou demasiado cheio, ele perde rigidez, afetando de forma negativa o manuseamento da cadeira.
Para saber a quantidade de pressão que tem que pôr nos pneus, procure pela informação que está presente na lateral na roda. Com um manómetro pode assegurar-se de que tem a mesma pressão nos dois pneus, o que vai ter influência na performance de condução, suavidade, manobrabilidade, velocidade e controlo da sua cadeira de rodas.
Apesar da pressão dos pneus depender do tipo e configuração, a tabela abaixo dá-lhe uma indicação dos requisitos:
Tarefas
Considere sempre que tarefas é que o utilizador da cadeira de rodas tem que realizar e como é que o pneu, seja de que tipo ou tamanho suporta essas atividades.
Ambiente
É importante da avaliação do melhor pneu perceber vários elementos relacionados com a rotina do utilizador, nomeadamente o ambiente e o contexto, interessando questões como: Onde é que as atividades serão executadas? Qual é a superfície e que pneu vai ser o mais indicado para aquele piso e para o conforto do utilizador da cadeira de rodas nessa situação? O raio de viragem é um problema tendo que ter cuidado com a largura e profundidade do pneu? Vai utilizar a cadeira em que tipo de terreno: liso ou irregular? Que quantidade de tempo vai utilizar a cadeira em cada tipo de contexto e respetivo terreno?
O ambiente onde o utilizador vai manobrar a cadeira é fundamental na escolha do pneu, sendo que se a utilização for para uso interior e em terrenos planos e lisos, a roda maciça poderá se ruma boa solução, mas se vai usar a cadeira em pisos irregulares e em calçada a opção pneumática com ou sem proteção anti-furo poderão ser melhores escolhas.
Autor: H. Ferry